IMENSIS

NOTÍCIAS

Jornalistas que gravaram vídeo do caso Mido Macie estão na Matola
2013/03/08

Os Jornalistas sul-africanos, ao serviço de uma TV privada em Joanesburgo, que ajudaram a difundir a nível mundial o vídeo do bárbaro assassinato de Emídio Macia estão desde ontem na cidade da Matola para acompanhar as cerimónias fúnebres do finado.

Imprimir Enviar a amigo

Taxista-mocambicano-jornalistas-video.jpg

Para além de participar no funeral, a realizar-se hoje no Cemitério da Texlom, os dois profissionais disseram estar interessados em gravar um vídeo com os familiares de Macia de modo a conhecer e transmitir ao mundo o sentimento pela perda e naquelas circunstâncias.

Identificados por Robert Shivambu e Themba Masango, os repórteres contaram que conseguiram o vídeo através do jornal local, Daily Sun, e, por iniciativa própria, entregaram-no depois à secção televisiva da Agência Reuters que, por sua vez, colocou-o à disposição do mundo, motivados pela tamanha brutalidade da actuação daqueles agentes da Policia sul-africana.

`O comportamento da Polícia não tem explicação, porque Macia já estava imobilizado e eles estavam em número superior´, sublinhou Shivambu, acrescentando que no seu entender os agentes agiram cientes do que estavam a fazer e, por isso mesmo, deviam ser exemplarmente castigados.

`Esta não é a primeira vez que a Polícia age desta forma, já em 2011 tivemos um caso de agentes que assassinaram pessoas na via pública e no ano passado acompanhamos o massacre na mina de Marikane na presença de órgãos de imprensa internacionais´, lamentou, por seu lado, Themba Masango, para quem este comportamento pode resultar da deficiente formação da própria Polícia.

Questionados sobre se não temiam represálias ante este seu posicionamento público depois de regressados ao seu país, os repórteres afirmaram não temerem nada, pois que a Constituição sul-africana permite a divulgação de actos que atentam contra os direitos humanos. `Não tememos absolutamente nada. Julgamos que cumprimos com o nosso dever de denúncia´, repisaram...

© 2003+ Sislog Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação Lda

Optimizado para IE4 ou superior, 800x600