IMENSIS

NOTÍCIAS

Município de Chibuto em festa: 41 Anos de elevação à cidade
2012/10/05

O Municipio de Chibuto, na província de Gaza, está em festa. O pretexto é a celebração do 41.º aniversário da sua elevação à categoria de cidade, efeméride que se assinala na segunda-feira.

Imprimir Enviar a amigo

chibuto.jpg

O presidente do Conselho Municipal de Chibuto, Francisco Manjate, convida, para o efeito, todos os munícipes a se juntarem à festa da autarquia. Afirma que, com o envolvimento de todos, tão cedo quanto antes, o município conseguirá superar os enormes desafios que se apresentam pela frente. E um dos desafios tem a ver com o abastecimento de água,um `cancro´, que se arrasta desde a proclamação da independência. É que a cidade registou um aumento do número de habitantes, facto que não foi acompanhado pela extensão da rede de abastecimento do precioso líquido.

`O plano ad hoc que acabámos de desenhar se relaciona com a abertura de furos de água. Temos planos de criar as nossas reservas através de um sistema especialmente desenhado para o efeito´, refere Francisco Manjate.

O presidente do Conselho Municipal tranquiliza os munícipes, afirmando que até ao final do presente mandato o problema da falta de água não estará completamente resolvido, mas minimizado.

O outro desafio está relacionado com a erosão. Como prenda pelos 41 anos da elevação de Chibuto à categoria de cidade, Francisco Manjate anuncia que o município acaba de adquirir meios como um camião basculante, uma pá carregadora e niveladora para ajudar, primeiro, no combate ao aluimento de terras e, segundo, na reabilitação de estradas, algumas das quais estão num avançado estado de degradação.

No quadro da celebração dos 41 anos de elevação de Chibuto à categoria de cidade, no próximo dia oito, os munícipes vão inaugurar oito novas salas de aula, uma estrada de aproximadamente 200 metros, recentemente reabilitada com recurso ao pavês, um edifício reabilitado e que acolhe algumas vereações, entre outras realizações.

Falando especificamente do programa comemorativo, Francisco Manjate disse que o município vai parar literalmente no próximo dia 8, para acolher a habitual e tradicional cerimónia de deposição de flores no monumento erguido em memória aos heróis moçambicanos, à qual se seguirão diversas actividades de índole político-cultural. Aqui destacam-se uma feira de testagem voluntária, jogos tradicionais, actividades culturais diversas, um megaconcerto musical envolvendo artistas locais e outros convidados, uma feira de gastronomia, uma exposição de arte e uma feira do livro.

`Pretendemos com estas festividades elevar o bom nome de Chibuto à escala nacional e internacional, feito que, aliás, já assumiu a sua evidência com a presença do Clube de Chibuto no Mocambola´ destacou Francisco Manjate...

© 2003+ Sislog Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação Lda

Optimizado para IE4 ou superior, 800x600