IMENSIS

NOTÍCIAS

Filipe Nhussi toma hoje posse como Ministro da Defesa
2008/03/26

Filipe Jacinto Nhussi, 49 anos de idade, é desde ontem o novo Ministro da Defesa Nacional, em substituição de Tobias Joaquim Dai, que vinha desempenhando as funções desde a constituição do Governo saído das eleições gerais e legislativas de 2004.

Imprimir Enviar a amigo

A nomeação de Nhussi e a exoneração de Dai, através de despachos presidenciais, ocorre depois que há uma semana o Presidente da República, Armando Guebuza, procedeu à movimentação de altos quadros do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, mandando cessar funções o respectivo chefe e vice-chefe, os generais Lagos Lidimo e Mateus Ngonhamo, indicando para os seus lugares Paulino José Macaringue e Olímpio Cardoso Laice Cambona, respectivamente.

Filipe Nhussi, que até à data da sua nomeação para Ministro da Defesa Nacional desempenhava as funções de Administrador Executivo dos Caminhos de Ferro de Moçambique na empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, vai ser empossado esta manhã, em Maputo, em cerimónia a ser dirigida pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças Armadas e de Defesa e Segurança.

Natural de Namau, no distrito de Mueda, província de Cabo Delgado, Filipe Jacinto Nhussi é formado em Engenharia Mecânica no então checoslováquia e em Gestão pela Universidade de Manchester, Inglaterra.

Foi director ferroviário dos Caminhos de Ferro de Moçambique-Norte entre os anos de 1993 e 1995 e depois director executivo na mesma empresa e na mesma zona, entre 1995 e 2007, altura em que foi nomeado administrador executivo dos CFM na empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.

É membro do Comité Nacional dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, tendo estado na preparação político-militar em Tunduru, em 1973.

© 2003+ Sislog Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação Lda

Optimizado para IE4 ou superior, 800x600